owl Publish

O owlPublish é um sistema modular e evolutivo de suporte digital a Revistas Científicas permitindo a divulgação científica em contexto de trabalho.

InícioProdutosowl Publish
Funcionalidades
O owlPublish é integrável com Bases de Dados ou aplicações existentes e adaptável às necessidades das instituições e às suas imagens gráficas. A modularidade do sistema permite uma integração com plataformas agregadoras de conteúdos, permitindo a sua indexação e divulgação da produção científica, como por exemplo a Scielo. A plataforma é constituída por uma zona de acesso público e por uma zona privada (backoffice). A zona pública destina-se a um conjunto de informações relevantes para autores e público, mas principalmente à disponibilização dos artigos científicos aceites e publicados na revista. A zona privada é acessível mediante autenticação dos utilizadores e destina-se à gestão de conteúdo dos artigos e de toda a informação associada, como as revistas, fascículos, autores, titulações, afiliações, tipos de artigos, temas, etc...
Portal Web da Revista
O portal web da revista poderá funcionar como website institucional da Sociedade detentora da Revista Cientifica, podendo ser disponibilizada informação relevante à Instituição. Além do menu de navegação que disponibilizará o acesso às restantes secções do website, conterá uma listagem de todos os artigos da edição actual da revista e de todos os artigos que estiverem actualmente com o estado online first. É também possível consultar um arquivo de edições anteriores e a informação institucional definida no backoffice.

Edições da Revista

Visualização de um conjunto de dados relativos à edição em causa (entre os quais o número de volume e o fascículo) e a listagem de artigos da revista, organizados de acordo com o seu tipo de artigo, e ordenados de acordo com o seu número de página.

A informação listada para cada artigo consiste em título, autores, resumo, palavras chave, número de página inicial e página final, afiliações dos autores, thumbnail da imagem de rosto do artigo, etc...

Para cada artigo, está também disponível um link para a versão PDF do artigo e um link que permite a exportação de informação geral do artigo para um documento de texto. Cada título de artigo funciona como link para a respectiva página de detalhes do artigo.

Pesquisa dos Artigos

É possivel ao utilizador pesquisar por todos os artigos publicados. A pesquisa pode ser feita através de texto ou pela aplicação de filtros que vão refinando os resultados dessa pesquisa. É possível pesquisar por títulos, autores, palavras-chave, ou pelo texto que faz parte dos resumos e conteúdos integrais dos artigos.

Subscrição de Alertas, Comentários e Sugestões

Esta funcionalidade permite aos utilizadores do website serem alertados para a disponibilização de novos artigos, através do registo do seu e-mail. Aos utilizadores registados é enviado um e-mail sempre que é disponibilizado no site um novo artigo, cujo tema esteja incluído no conjunto de temas que o utilizador escolheu subscrever.

É ainda disponibilizado um formulário a que os utilizadores do site poderão recorrer para submeterem comentários ou sugestões relativas ao site.

Informação para o Público

Nesta secção é realizada a apresentação da revista. Em backoffice será possível definir que páginas pretendemos que surjam agrupadas nesta secção, podendo-se definir páginas para apresentação da revista, os seus objectivos, informação direccionada para autores e informação direccionada para publicitários, etc. É possível definir nestas páginas o título da página, o texto da página, documentos a disponibilizar para download e imagens. Como complemento a esta secção, existe uma página de contactos também gerível em backoffice.

Backoffice de Gestão de Conteúdos
O Backoffice permite a gestão dos conteúdos disponíveis no website em cada momento, através de formulários com diversos campos a prencher.

Gestão de revistas

Nesta secção podem ser definidas as várias edições existentes da revista, constituídas pelo seu volume e fascículo. Pode ser especificada a paginação do fascículo, indicando o nº da página inicial e final, mês e ano da publicação, e definir a ordem dos tipos de artigo para visualização no website.

Gestão de Artigos

Nesta secção são geridos todos os artigos da plataforma. Os artigos podem ser definidos como fazendo parte de determinado fascículo, ou podem ser associados numa primeira fase apenas à edição electrónica (online first). Os artigos podem ser construídos sem ficarem imediatamente disponíveis no website, podendo a qualquer altura alterar-se esse estado de visualização.

Os artigos são constituídos por um conjunto de informação que os caracterizam, como o título, os seus autores, datas de submissão, revisão, aceitação e publicação, tipo de artigo, resumo, número de página inicial e de página final, DOI (Digital Object Identifier), palavras- chave, tipo de estudo , tema, etc...

Gestão de Autores e suas Afiliações

É possível construir uma base de dados de autores, contituída pelo seu primeiro e ultimo nome, afiliação e titulação, e morada (opcional). Desta forma é possível associar autores já registados previamente, aquando da inserção de um artigo anterior, a novos artigos. As afiliações dos autores são constituídas pela instituição e titulação dentro dessa organização. Os autores poderão ter várias afiliações, especificando uma por artigo. No entanto, podem ter afiliações diferentes em artigos diferentes.

Gestão de Temas, Tipos de Artigos e Tipos de Estudo

Nesta secção é possível definir temas a associar aos artigos. Esta lista de temas é gerível em Backoffice, podendo-se inserir novos, editar e/ou remover.

Do mesmo modo que é possível gerir temas, a plataforma também permite fazer essa gestão ao nível dos tipos de artigo e tipos de estudo associados aos artigos.

A cada artigo poderá ser associado temas, um tipo de artigo e um tipo de estudo.

Gestão de Informação para o Público

Nesta secção é possível gerir a informação de interesse público a disponibilizar no website.

Suporte Multilíngue

A plataforma permite definir um idioma oficial por defeito e suporta a internacionalização dos conteúdos através da definição das traduções para os idiomas pretendidos.

Submissão, Avaliação, Revisão e Aceitação / Rejeição Online dos Artigos

Funcionalidade que suporta todo o ciclo de vida dos artigos, passando desde a sua submissão pelos autores, à avaliação e revisão pelos revisores e aceitação final, tornando-se desta forma um artigo aceite e publicado no âmbito da revista. Neste módulo é possível gerir em backoffice os grupos que terão acções sobre o artigo durante o seu ciclo de vida.

Integrações

O owlPublish permite a integração com o agregador de revistas Scielo, através de um mecanismo de exportação para o formato proprietário definido por este agregador.

Também foi desenvolvido a implementação de um protocolo standard de comunicação entre repositórios, o OAI-ORE, permitindo assim que os metadados associados aos artigos da plataforma sejam pesquisados em outros repositórios que implementem o mesmo protocolo standard.

Peça-nos já mais informações sobre este produto.

Outros Produtos
  • O owl Research permite gerir via Web a documentação produzida pelos vários membros dos grupos de trabalho de um projecto.

    Saiba Mais Aqui

  • O owl Conference é um sistema de suporte à gestão científica de conferências, desenvolvido em ambiente Web.

    Saiba Mais Aqui

  • O owl Academic é um sistema modular e evolutivo de suporte de conteúdos educativos e actividades académicas na Web.

    Saiba Mais Aqui